FANDOM

Mosasaur-jurassic-world-38543480-2048-2048

Jurassic World

O único espécime presente no filme aparece em apenas três cenas:

  1. Aparece para devorar um Tubarão Branco no espetáculo aquático.
  2. Aparece novamente para devorar um Pteranodon e Zara Young, durante o ataque dos Pterossauros.
  3. Reaparece no final do filme para arrastar e finalmente matar a Indominus Rex no tanque.

Fatos

Mosasaurus hoffmannii

Esqueleto da espécie Mosasaurus hoffmannii, exposto no Museu de História Natural de Maastricht, Países Baixos

Os mosassauros são os répteis pré-históricos da família Mosassauridae que foram os principais predadores dos oceanos do final do Cretáceo e ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, não eram dinossauros. O grupo não está relacionado com os dinossauros nem com os plesiossauros (répteis marinhos), pertencendo à ordem dos Squamata (escamados), que inclui atualmente as Serpentes e os Lagartos. Tudo indica que os mosassauros tenham surgido no Cretáceo inferior, a partir de animais terrestres.

O nome do grupo deve-se ao fato de que seu primeiro fóssil foi descoberto numa pedreira holandesa, no vale do rio Mosa.

Mosassauro foi um gênero de grandes répteis marinhos, que habitaram os mares das atuais regiões da Europa e América do Norte. Esse gênero foi um dos últimos répteis marinhos a nadar nos oceanos, já que viveram durante o final do período Cretáceo, entre 70 a 66 milhões de anos atrás.

Seu tamanho variava entre 10 e 13 metros de comprimento, ao contrário do filme que mostra um Mosassauro com pelo menos 40 metros de comprimento. Era um predador que contava com olhos relativamente grandes, mas deduz-se que tinha uma visão binocular pobre, assim como um sentido de olfato pouco desenvolvido. Era um animal robusto, com o corpo em forma de barril e um crânio alongado cheio de dentes cônicos. Tinha quatro nadadeiras, sendo as da frente maiores que as traseiras, que, juntamente com o formato do corpo, o ajudavam a vencer a resistência da água. Tinha uma longa cauda terminada em uma barbatana vertical, semelhante ao dos tubarões e alguns Ictiossauros, que lhe dava uma forte propulsão debaixo d'água. Como tinha pulmões e precisava de ar para respirar, cientistas deduzem que os mosassauros vivessem próximos da superfície, onde se alimentavam de peixes (incluindo tubarões), tartarugas, moluscos, plesiossauros, pterossauros, aves e até mesmo de mosassauros menores. Há inclusive evidências que esses animais predavam dinossauros, que ou morreram e foram arrastados pelo mar, ou acabavam se aventurando nas águas marinhas até serem pegos pelas mandíbulas de mosassauros famintos. Mesmo sendo répteis, é provável que os mosassauros fossem vivíparos, dando a luz a seus filhotes, assim como faziam os ictiossauros e hoje, golfinhos, baleias e algumas espécies de serpentes.

Ao contrário do que é retratado no filme, nenhuma espécie de Mosassauridae possuía qualquer tipo de Osteodermas visíveis em suas costas.

Classificação Científica

Classificação
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Clado: Pythonomorpha
Família: Mosasauroidea
Gervais, 1853

Subgrupos

  • Aigialosauridae
  • Mosasauridae Gervais, 1853
    • †Halisaurinae
    • Natantia Owen, 1851
      • †Mosasaurinae
      • Russellosaurina
        • Carsosaurus
        • Haasiasaurus
        • Komensaurus
        • †Plioplatecarpinae
        • †Tethysaurinae
        • †Tylosaurinae
        • †Yaguarasaurinae

Vítimas

  • Zara Young
  • Indominus Rex

Curiosidades

54198498
  • As mais recentes análises morfológicas e moleculares demostram que os animais vivos mais próximos dos mosassauros são os Varanos e as Serpentes; pois esses grupos possuem características compartilhadas; como prolongamento da coluna vertebral e mandíbulas separadas em dois lados unidos por um tecido cartilaginoso, que assim como as serpentes, lhes permitiam uma mordida mais forte e que abrissem a boca ainda mais que outros animais.
  • O Mosassauro possui 34 segundos de tela no filme Jurassic World.
  • Apesar de não aparecer no filme, é revelado em Jurassic Park: O Jogo que há uma jaula de Mosassauros.

Galeria